Benefícios da Meditação: por que Meditar será uma das Melhores Escolhas da sua Vida – Segunda Parte

Benefícios da Meditação: 11 Motivos pelos quais Meditar será uma das Melhores Escolhas da sua Vida – Segunda Parte

Quais os benefícios da meditação que te parecem mais importantes?

Se você leu a primeira parte do Artigo, já viu cinco desses benefícios. Nessa segunda parte, queremos te mostrar mais seis, incluindo alguns pouco comentados por aí, que podem até te surpreender:

6) Desenvolver sua atenção;
7) Aumentar sua produtividade;
8) Deixar fluir a criatividade;
9) Aprender mais e melhor;
10) Viver com mais saúde;
11) Contribuir na evolução humana.

Vamos lá? 😉

Benefício 6: Cultivar a atenção

Você diria que é uma pessoa distraída? A maioria de nós precisa responder que sim. E muitos dos que diriam “não” na verdade só não estão prestando muita atenção.

Como qualquer habilidade, a atenção não nasce já em pleno funcionamento, e pode ser desenvolvida. Isso só se faz através da prática. E adivinha qual a prática mais poderosa, para isso?

Déficit de atenção: um traço cultural

Muito se fala sobre a desatenção. Um nome foi criado para os casos mais extremos: TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Alguns defendem que o problema é orgânico, e milhões de crianças consomem drogas tarja-preta para se concentrarem. Outros defendem um olhar mais amplo, à escola em si, à família, à história pessoal e social.

Enquanto isso, damos pouca atenção ao fato de que todos sofremos de desatenção, em algum grau. Comprove: tente observar sua respiração por 2 minutos, sem se distrair com pensamentos ou sensações. Consegue?

Mais que um problema individual, é um traço cultural. Nossa sociedade é viciada em ação, desnorteada por uma imensa quantidade e intensidade de estímulos e pela velocidade dos acontecimentos. Como ser atento, nesse cenário?

Ajustando as lentes da consciência

O aprendizado da atenção se dá entre dois pólos: perceber o todo e perceber as partes. Estar consciente da totalidade da sua experiência, e também poder se concentrar em partes específicas.

As práticas de meditação, em sua variedade, são poderosas em ambos os casos. Algumas ampliam a visão, outram ajustam as lentes para um foco mais preciso.

O ideal é equilibrar estes pólos. Você pode por exemplo encontrar o ponto de equilíbrio entre observar a respiração e simplesmente descansar como a pura percepção de todo o vem e vai da mente.

E a parte mais importante desse treinamento é no dia a dia. Aos poucos, sua percepção se torna mais sensível e flexível, te guiando com mais precisão pelo mundo. E a vida em si se torna uma meditação constante.

Benefício 7: Fazer Mais com Menos Esforço

Já sentiu o tempo te atropelando, pensando que o dia deveria ter mais horas? Ou se frustrando por trabalhar muito e produzir pouco? Ou se culpando por deixar para depois suas tarefas? É bem comum. Mas não é necessariamente mais tempo que precisamos.

Maturidade e produtividade

Produtividade é a arte de se organizar no tempo e no espaço, e fazer mais e melhor. É criar mais resultados com menos esforço.

Muito se fala sobre isso. Métodos “revolucionários” são oferecidos a preço alto a jovens empreendedores em busca do sucesso.

Mas em meio a tantas técnicas, planilhas, agendas e discursos motivacionais, muitas vezes se ignora o essencial: ser mais produtivo depende de autoconhecimento e amadurecimento, e por vezes envolve curas profundas.

Produtividade estilo zen

Os maiores obstáculos são mentais: desatenção, procrastinação, ansiedade, insegurança, entre outras sombras que obscurecem nossa visão, dispersam nossas energias e dificultam qualquer trabalho.

Meditar te ajuda a se concentrar, e a estar plenamente presente a cada passo do caminho, sem se apressar ou se atrasar. Ajuda a manter a mente tranquila em meio aos desafios, e confiar.

Até quando se trata de força de vontade e disciplina, que tanto se ensinam nos cursos de produtividade, a meditação é eficaz. Quando você sustenta o compromisso de meditar todos os dias, os outros se tornam mais fáceis.

Ser produtivo é se mover melhor através da vida, conciliando dever e lazer, trabalho e descanso. Não é se tornar uma máquina, é ser mais sensível e versátil. É dançar com o tempo, ao invés de correr contra ele. Medita que facilita.

Receba os conteúdos gratuitos e convites para cursos e retiros

Cancele quando quiser, facilmente.

Benefício 8: Pensar (e Sentir) Fora da Caixa

O que é ser criativo, para você? Fala-se muito em criatividade como uma virtude que alguns têm e outros não, e que depende de uma misteriosa força chamada inspiração. Mas isso pode ser cultivado, também.

Ser mais sensível para ser mais criativo

É na terra fértil da sensibilidade que se encontram as raízes da árvore da criação. Criar é um movimento ativo, nascido de um impulso para fora, mas depende também de se abrir, receptivamente, e se deixar permear pelas experiências.

Ao meditar, nosso olhar, ouvir e sentir se ampliam e se aprofundam. Nossa percepção do mundo, dos outros e de nós mesmos se torna mais sensível e sutil. E essa é a fertilidade da mente, que alimenta nossa capacidade criativa.

O yin e o yang da criatividade

“Pensar fora da caixa” é uma expressão popular. Mas e quando a caixa é feita de pensamentos?

Em uma cultura que celebra os aspectos intelectuais e racionais, acreditamos que é pensando bastante que teremos boas ideias. Mas o pensamento pode não ser suficiente, e pode até se tornar um obstáculo à criatividade.

Por vezes, passamos dias buscando a solução de um problema, e quando descansamos um pouco, a resposta aparece, como num passe de mágica. Para quem medita, essa é uma experiência bem comum.

Memórias e ideias são como lenha: o fogo da inspiração criativa se manifesta através dela, mas se colocamos muita lenha não sobra espaço para o ar circular, e sufocamos as chamas. É preciso deixar a mente respirar, também.

Benefício 9: Aprender Mais e Melhor

Viver é aprender. Desde o nascimento (ou antes, na verdade) aprendemos constantemente. A natureza nos prepara para isso, mas é em sociedade que aprendemos o que e como se deve aprender. E infelizmente, nossos sistemas educacionais tanto atrapalham quanto ajudam.

Precisamos re-aprender a aprender

O modelo educacional em geral valoriza a memória, a razão e a lógica, mas ao custo da atrofia de outras habilidades cognitivas essenciais. É um tanto teórico, descontextualizado da vida, e permeado pela clássica decoreba.

Para aprender bem é preciso estar por inteiro no processo de aprendizado. Abraçar em corpo, coração e mente o que se quer entender, seja um idioma, um método de trabalho ou uma arte.

Benefícios da meditação na aprendizagem

Meditar pode fortalecer cada uma das bases de uma aprendizagem plena: a percepção, a razão e a emoção.

Despertando a sensibilidade e a atenção, nos abre para perceber em mais detalhes o que queremos aprender. E podemos filtrar e selecionar com mais precisão, focalizando o que importa e evitando distrações.

A meditação também cria espaço para a mente “respirar”, e favorece a criação de novas sinapses entre os neurônios. Ela afia a mente, nos auxiliando a ligar os pontos e montar os quebra-cabeças.

Além disso, meditar equilibra as emoções, e com frequência a dificuldade de aprender se deve à ansiedade, insegurança, ou resistências herdadas de traumas nas escolas da vida. Uma mente serena e alegre aprende muito mais: entendemos melhor o que estudamos com prazer e amor.

Benefício 10: Ser Mais Saudável

Meditar te torna mais saudável. Mas não como uma pílula mágica, e sim porque te ajuda a se conhecer e amadurecer, em um caminho que deve ser percorrido como um todo.

Menos medicação, mais meditação

Transtornos mentais são cada vez mais comuns. Ansiedade, depressão, estresse: uma coleção impressionante de diagnósticos agora nos assombram.

O conhecimento sobre esses quadros avançou muito. Mas o modelo dominante de medicina ainda ignora questões essenciais, e muitas vezes trata sintomas como se fossem os problemas em si.

Se você procurar um médico por causa de um sofrimento emocional e não receber nada além da receita de uma droga tarja preta, melhor procurar uma segunda opinião. Você não é um cérebro: é uma pessoa, com uma história, parte de uma comunidade e cultura, e assim merece que te tratem.

Medicações são valiosas em certos casos. Mas nada substitui o autoconhecimento. E diversas pesquisas revelam o potencial de práticas meditativas em prevenir e tratar transtornos mentais.

Mente sã, corpo são

Meditar pode fortalecer também a saúde do corpo: o silêncio é tão importante quanto exercícios, bons alimentos e ar puro.

Toda doença tem um fator psicossomático, desde resfriados até casos de câncer. Muitas vezes a própria raiz do problema está na mente, nas emoções, nas feridas abertas herdadas da nossa história.

Alguns benefícios da meditação vêm de processos físicos, como respirar melhor e diminuir o ritmo metabólico. Mas novamente, o grande segredo é o autoconhecimento: conhece-te a ti mesmo, cura-te a ti mesmo.

Benefício 11: Contribuir para a Evolução Planetária

Chegamos a um ponto crítico na história humana. Diante de nós se abrem dois caminhos possíveis: o da extinção, para o qual avançamos a passos velozes, e o da evolução, que conduz a uma era de consciência e cooperação.

Uma aurora que se anuncia

Após milênios, em plena era da informação, com toda nossa ciência e tecnologia, ainda vivemos sob as sombras da violência, da miséria, da destruição da natureza.

Há guerras entre países e entre egos. Pobreza e injustiças sociais ainda constituem a realidade cotidiana de bilhões de pessoas. E nossas próprias fontes de vida se encontram ameaçadas.

Aqui e ali, no entanto, uma diversidade de movimentos nascem e crescem, na contracorrente da marcha apressada para a destruição. Pessoas se unem para criar comunidades ou cidades ecológicas. Experiências em economias mais solidárias prosperam. Governos se tornam mais abertos e participativos.

Uma revolução silenciosa

A meditação tem papel fundamental nessa nova história. A frase de Gandhi ainda ressoa: precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo.

Nos conhecer e curar, despertar nossos potenciais, desenvolver inteligências e nos tornar mais produtivos e criativos é uma grande contribuição que podemos a oferecer à humanidade.

Claro que não se trata só de sentar em silêncio meia hora por dia. Meditar te empodera para fazer o que deve ser feito, e fazer bem feito.

A ignorância ainda impera. Mas sementes de mudança brotam, aqui e ali. A consciência humana é ainda uma obra em andamento. Como uma planta que inclina-se à luz do sol, ela busca se realizar, transcender seus limites, alcançar alturas. Você pode sentir isso, aqui e agora?

Conclusão

Chegamos ao fim desse passeio pelos benefícios da meditação. Mas claro, esse é só um resumo do potencial dessa arte para transformar nossas vidas.

Recapitulando, meditar nos ajuda a manter uma relação mais consciente com nossos pensamentos e sentimentos, a nos harmonizar com o tempo e seus ritmos, vivendo e convivendo de modo a desfrutar mais plenamente a dança da vida.

Dedicar alguns minutos por dia a essa prática também já aguça nossa atenção e percepção, nos torna mais produtivos e criativos, e afia nossa mente para aprender melhor. Nos torna mais saudáveis em corpo e mente, e pode ser parte importante da transformação da sociedade.

E você, como se sente quanto a tudo isso? Deixe seu comentário* aí embaixo, se quiser. É valioso para nós, e será um prazer ler e responder.

E para acompanhar as novidades, se inscreva no nosso mailing:

Receba os conteúdos gratuitos e convites para cursos e retiros

Cancele quando quiser, facilmente.

Abraço, e até já!

*Seu comentário será publicado assim que for aprovado por um moderador.

Compartilhar em suas redes

1 Comentários

  • Terezinha Pereira 1 de fevereiro de 2023 11:52

    Bom dia! Todos os benefícios da meditação são importantes, não resta a menor dúvida. No meu caso eu preciso de disciplina para colocá-la em prática todos os dias. A matéria foi muito relevante para minha reflexão.

Adicionar um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos te ajudar?